quarta-feira, 14 de abril de 2010

Conselheiro Paulino: Quase sessenta anos de super desenvolvimento

Quase sessenta anos de 
super desenvolvimento



O 6º Distrito de Nova Friburgo denominado Conselheiro Paulino foi criado pela Lei 1428 assinada em  no dia 7 de Janeiro de 1952 pelo então Governador Amaral Peixoto, porém somente um mês depois, ou seja, em 28 de fevereiro, é que foi oficialmente instalado, portanto há 58 anos, em sessão solene na ocasião presidida pelo Dr. Antonio Neder, Juiz da Comarca de Nova Friburgo na época.
         Conselheiro foi formado pelo desmembramento de terras do 1º distrito (cidade de Nova Friburgo), do 2° distrito (Riograndina) e do 4º distrito (Amparo), quando na época o prefeito do município de Nova Friburgo era José Eugênio Müller.
         Antes de ser elevada a categoria de distrito, esta localidade se chamava Fazenda da Ponte de Tábuas e era uma região essencialmente agrícola. O passar do tempo trouxe para Conselheiro uma acentuada ocupação populacional o que acarretou na instalação de diversas moradias, promovendo a instalação e chegada de boa quantidade de estabelecimentos comerciais e inúmeras indústrias, várias de grandes potenciais. Conselheiro Paulino, com altitude de 840 metros em relação ao nível do mar, possui apenas 52km² e assim se configura como o menor, territorialmente falando, entre todos os distritos friburguenses. Com relação a população, em 1980 conforme informações apontadas pelo censo do IBGE, Cons. Paulino tinha 15.261 habitantes e hoje em dia, disparadamente como mais populoso de Nova Friburgo, apesar de reduzida área territorial, estima-se que conte na atualidade com mais de 50 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário